Notícia

First slide

Permeáveis de concreto: vantagens e aplicações de um produto sustentável

Permeáveis de concreto: vantagens e aplicações de um produto sustentável

Em busca de sustentabilidade e eficiência, a construção civil valoriza cada vez mais produtos que transmitam esses valores. Por esse motivo que os permeáveis de concreto vão ganhando mais espaço e aplicabilidade nos mais diversos projetos. Os permeáveis de concreto possuem uma tecnologia específica e métodos de fabricação que se diferenciam dos pavimentos de concreto convencionais.

 

Buscando melhor desempenho ambiental os permeáveis de concreto possuem uma norma específica de especificação. Isso porque a eficiência do pavimento permeável precisa ser comprovada, justamente para aumentar a vazão de água no local onde está instalado, permitindo que ela chegue de maneira mais rápida ao sistema de drenagem do projeto ou lençol freático. A norma é da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e é recente, publicada em agosto de 2015.

 

A norma dos permeáveis de concreto é a NBR 16416 e estabelece os requisitos mínimos exigíveis ao projeto, especificação, execução e manutenção dos pavimentos permeáveis de concreto. Por conta do seu foco no meio ambiente, o permeável de concreto é utilizado com frequência em espaços públicos para atender as legislações municipais que cada vez mais estão engajadas em relação à assuntos como infiltração e impermeabilidade do solo nas cidades.

 

Entretanto, a parte do uso nos equipamentos e instalações públicas, as construtoras privadas recorrem aos pavimentos permeáveis para atender a legislação municipal quanto ao atendimento do coeficiente de permeabilidade dos seus projetos, pois neste caso, unem-se os dois mundos, o da superfície pavimentada para estacionamentos, playgrounds, passeios e outros com a capacidade do pavimento permeável manter a absorção de agua na velocidade necessária para atender a legislação.  Além disso existe o uso funcional dos pavimentos permeáveis), em projetos que visam a captação de aguas pluviais visando o reuso da agua no próprio empreendimento, contribuindo assim para uma melhor eficiência hídrica e economia de recursos naturais.

 

Na PRESTO, por exemplo, podem ser encontrados os pisos permeáveis em vários modelos, espessuras e modalidades de permeabilidade. A primeira modalidade é a do concreto permeável, tecnologia que confere a peça a capacidade de permitir que a agua passe através do concreto. A segunda modalidade é a da peça de concreto com juntas alargadas, esta confere sua propriedade de permeabilidade através do escoamento da agua lateralmente a peça de concreto assentada. A terceira e última modalidade é a da peça de concreto com áreas vazadas. Nesta modalidade a peça de concreto assentada no pavimento confere formas geométricas com espaços vazios que permitem que o escoamento eficiente da agua.