Notícia

First slide

Norma de Desempenho NBR 15.575 passa por revisão 5 anos após sua criação

Norma de Desempenho NBR 15.575 passa por revisão 5 anos após sua criação

A NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), publicada em 2013, passa por um processo de revisão de seu texto que determinará mudanças nos requisitos de segurança contra incêndio, entre outros tópicos como desempenho térmico e lumínico, acústico dos sistema de pisos e de sistemas de vedações verticais internas e externas.

 

A norma representou um marco na construção civil brasileira, pois foi idealizada e elaborada ao longo de mais de dez anos de debate, a partir de outras 232 normas técnicas preexistentes. Agora um estudo técnico identifica pontos de melhoria, como a necessidade de harmonização dos requisitos de segurança contra incêndio com outras normas.

 

Este é um ponto importante porque existem, além da Norma de Desempenho, outras normas que dão suporte a ela, as normas internacionais, as instruções técnicas e as regulamentações do Corpo de Bombeiros. São linguagens diferentes em normas distintas criam confusão e dificuldade nas interpretações.

 

A proposta é harmonizá-las entre si e consensuar o que fica em cada lugar. Há um grupo que defende, inclusive, a unificação das normas e a criação de uma legislação nacional. No último dia 19 aconteceu a última reunião programada, na sede do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP) e o mercado aguarda as definições e mudanças que irão impactar nos projetos da construção.