Notícia

First slide

Conheça os tipos de bloco de concreto e suas aplicações em uma obra

Conheça os tipos de bloco de concreto e suas aplicações em uma obra

O bloco de concreto é uma mistura homogênea de cimento, areia, água e agregados diversos. Os diferentes tipos de blocos variam pela sua resistência a compressão, formatos e até cores em alguns casos. Para variar a resistência de um bloco a sua mistura deve ser ajustada, assim como a vibração e compressão durante sua passagem pelo molde, sendo este último responsável pelo seu formato. Já a cor resulta da adição de pigmentos inorgânicos na fase da mistura.

 

Existem diferentes tipos de blocos de concreto. Fizemos essa matéria para explicar cada um deles e como são comumente usados. Os blocos são divididos por famílias: 7, 10, 12, 15 e 20, e também por classes, de acordo com a resistência em Mpa. São elas: classe A de 8 a 30 MPa, classe B de 5 e 6 MPa e classe C de 4 MPa. 

 

Família de 20
Caracteriza-se pela largura de todos os formatos corresponderem a 19cm. Está  presente nas classes A, B e C e é composta de diversos formatos, sendo eles: Bloco Inteiro, Meio Bloco, Verga, Canaleta, Compensador 1/4 e Compensador 1/8.

 

Família de 15

Caracteriza-se pela largura de todos os formatos corresponderem a 14cm. Está  presente nas classes A, B e C e é composta de diversos formatos, sendo eles: Bloco Inteiro, Meio Bloco, Verga de Concreto, Canaleta de Concreto, Compensador 1/4 e Compensador 1/8, Canaleta Jota 4, Canaleta Jota 9, Canaleta Jota 6, Amarração L34, Verga L34, Amarração T54, Inteiro Compensador, Verga Compensador, Inteiro 29, Meio 29, Verga 29, Canaleta  29, Inteiro 29 Compensador e Amarração T44.

 

Família de 12

Caracteriza-se pela largura de todos os formatos corresponderem a 11,5cm. Está presente na classe C e é composta de diversos formatos, sendo eles: Bloco Inteiro, Meio Bloco, Verga de Concreto, Canaleta de Concreto, Compensador 1/4 e Compensador 1/8.

 

Família de 10

Caracteriza-se pela largura de todos os formatos corresponderem a 9cm,. Está presente na classe C e é composta de diversos formatos, sendo eles:

Bloco Inteiro, Meio Bloco, Canaleta de Concreto, Compensador 1/4 e Compensador 1/8.

 

Família de 07

Caracteriza-se pela largura de todos os formatos corresponderem a 6,5cm. Está presente na classe C e é composta pelos seguintes formatos: Bloco Inteiro e Meio Bloco.

 

Aplicações na obra

As 3 classes, a A,B ou C, têm função estrutural, muito embora mais comumente encontramos a classe C em fechamentos de paredes não estruturais. O termo estrutural refere-se à parede que não é responsável por sustentar seu peso próprio, como cargas resultantes de lajes, assim como outros elementos nela apoiados.

 

O termo alvenaria é usado como sinônimo de parede, sendo assim, existem paredes ou alvenarias de vedação ou fechamento, e alvenarias estruturais. Esta última refere-se a todo um conjunto de técnicas que formam um sistema construtivo, hoje dos mais utilizados, seguros, eficientes e socialmente responsáveis da atualidade.

 

Todas estas definições e muitas mais encontram-se congregadas em uma norma brasileira, a NBR 6136, cuja última revisão foi em 2016, e que define todos os padrões que a PRESTO atende plenamente, saiba mais em:  http://www.presto.ind.br/catalogo-de-produtos-presto