Notícia

First slide

Como é feito um bloco de concreto

Como é feito um bloco de concreto

Primeiramente é feita a dosagem, um estudo que indica as proporções e quantidade de cada material para chegar às características do concreto pré-estabelecido. Estes componentes passarão por um processo de mistura que tem o objetivo de obter uma massa bastante homogênea.

 

Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados massa específica, granulometria, entre outros. 

 

É fundamental um cimento de boa qualidade, assim como a procedência das pedras e areias, que devem ser limpas, sem a inclusão de barro ou argila. Além disso, os materiais não devem ter itens orgânicos, como raízes, folhas ou gravetos, nem grãos capazes de esfarelar quando são apertados entre os dedos.

 

O processo de fabricação é todo automatizado e consistem na dosagem dos agregados, cimento, agua e aditivos, posteriormente encaminhados a um misturador de ação forçada que homogeniza toda a mistura.

 

Quando pronta a mistura é dosada ciclo a ciclo em uma vibroprensa que em segundos preenche o molde e prensa vibrando conseguindo assim uma densidade alta e homogênea.

 

Ao término do da vibromoldagem, o produto é encaminhado a camaras de cura onde passam por horas de um ciclo de cura acelerado resultando assim no seu término no produto pronto a ser embalado, já com a resistência equivalente de vários dias.

 

A última etapa do processo é o armazenamento já paletizado onde aguarda os resultados do ensaio laboratorial que atesta a resistência final desejada.